sexta-feira, 19 de março de 2010

CPI da Crehnor vai parar no MPF


Na Segunda-feira (19), recebi um ofício da Promotoria de Justiça de Venâncio Aires que informava aos vereadores o encaminhamento da documentação proveniente da CPI da Crehnor, instaurada na Câmara em 2009 para apurar denúncias de irregularidades na administração da cooperativa ao Ministério Público Federal de Santa Cruz do Sul. De acordo com o segundo promotor de justiça, Dr. Fernando Buttini, há indícios de crimes contra o sistema financeiro nacional, o que é de competência da Justiça Federal.

Lembro que a CPI da Crehnor foi um dos primeiros trabalhos da atual legislatura, e fiquei muito feliz em poder presidir os trabalhos, já que para mim, tudo seria um grande aprendizado. Este momento justifica a importância do Poder Legislativo emq uestões que envolvem os interesses da comunidade e do empenho dos vereadores Paulo Mathias Ferreira (relator), Celso Krämer e Izaura Landim (membros). A forma profissional e atuante com que os vereadores conduziram os trabalhos foi decisiva para que o inquérito tivesse o devido trâmite junto ao Ministério Público.

Segundo a conclusão do relator, vereador Paulo Mathias Ferreira, ocorreu claramente má administração por parte dos dirigentes da instituição, apresentando falta de controle, com atitudes que beiram a má-fé, totalmente irresponsáveis, muitas vezes beneficiando amigos, parentes e correligionários.

A partir de agora, cabe-nos aguardar as investigações do Ministério Público Federal, o qual compete o trabalho, já que a Cooperativa era conveniada com o governo federal através do Banco do Brasil, principalmente no que tangia empréstimos, Pronaf's e casas populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário