domingo, 28 de março de 2010

Acompanhando Obras da Corsan

Juntamente com o gerente local, Donato Bergmann, vistoriamos as obras.

Gerente local da Corsan apresentou relatório do Programa de Gestão da Qualidade.

Semana passada o gerente local da Corsan, Donato Bergmann esteve na Câmara de Vereadores para falar comigo sobre a adesão da Companhia ao PGQP, Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, apresentar o relatório de gestão da qualidade da instituição e visitar os trabalhos de canalização no centro da cidade. Na oportunidade, o gerente relatou-me o trabalho que vem sendo realizado desde outubro no ano passado e deve compreender 9.300 metros das ruas centrais, com instalação de canos para o sistema de tratamento de esgoto cloacal. Os trabalhos possuem investimentos de R$ 2.427.000,00 de verbas federais.
Bergmann relatou-me que os trabalhos são liberados a partir do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento e fazem parte da primeira fase que é a canalização central, interligada as residências. De cada casa ou prédio deve partir o esgoto que vai ser recebido pelos canos e levados até a Estação de Tratamento do Esgoto, ETE, que numa segunda etapa será construída no bairro Morsch junto com a Estação de Bombeamento do esgoto, EBE, no loteamento Artus. Em cada esquina do trecho que passa pela mudança, está sendo instalado um reservatório, para que em caso de entupimento, o local seja aberto para a entrada de um aparelho sugador. O gerente da Corsan e o encarregado geral da empresa SJF, responsável pelos trabalhos, Nelson Faria explicam que isso pode evitar que seja necessário abrir várias partes do calçamento para se encontrar o problema.
REPAVIMENTAÇÃO - Com relação aos transtornos gerados com a situação, especialmente com relação a poeira, o gerente destaca que, basicamente dois fatores, agravam a situação. O primeiro é que depois de retirado o paralelepípedo e escavado para a colocação dos canos, a recolocação deve aguardar algum tempo para que a terra e a areia possam ficar socadas e garantir que as pedras não afundem depois, evitando os buracos na estrada. Outra dificuldade encontrada pela empresa que está executando os trabalhos é com relação a contratação de profissionais qualificados para a recolocação do calçamento “Nós queríamos priorizar a oportunidade para o pessoal aqui de Venâncio, mas não estamos conseguindo e também esta difícil de conseguir profissionais com esta especialização na região.
Nesta semana, o prefeito Airton Artus disse que não iria liberar novas ordens de serviço para que a Corsan dê seguimento aos trabalhos até que a repavimentação seja feita. No entanto, o gerente me falou que espera a compreensão da Administração e especialmente dos moradores: “Imaginamos como é complicada a situação desses moradores e empresários, mas os trabalhos são um projeto de muita importância para os moradores, pois vem de encontro à saúde pública e à preservação do meio ambiente”, relatou Bergmann.
PGQP – Antes da visita às obras, o gerente da Corsan entregou para nós do Legislativo, o relatório de gestão da companhia. O levantamento com a descrição das atividades, projetos e atuação da Corsan, vai também nortear o início das ações da instituição dentro do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, PGQP. Analisei o material em busca de referências para o trabalho que a Câmara de Vereadores começa a realizar, a partir da adesão ao programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário