quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ampliação do IPM: um presente de grego para Venâncio Aires.

Moção foi aprovada por unanimidade.

Com a aprovação de todos os vereadores do Legislativo de Venâncio Aires, a proposição de minha autoria e que foi assinada pelos vereadores das bancadas do PP, PTB e PMDB, foi encaminhada semana passada, a moção de repúdio ao governo do Estado. O documento manifesta a contrariedade dos parlamentares quanto à decisão da governadora Yeda Crusius de ampliar o prédio que abriga o regime semiaberto do Instituto Penal de Mariante e ainda construção de novos prédios para cumprimento penas em regime fechado. A decisão foi anunciada na semana, na quarta-feira (31), durante a visita da governadora ao município para anúncios também na área da saúde, educação e de obras.
Temos conhecimento de que outras cidades onde existem vários sistemas prisionais estão em decadência econômica e social, porque além do desinteresse empresarial de trabalhadores qualificados que queiram desenvolver-se profissional e pessoalmente neste tipo de cidade. Solicitamos ainda para que antes de qualquer medida para o Instituto Penal de Mariante, o Estado promova um diálogo com a comunidade, buscando outras alternativas para solucionar o problema que já está instalado. Entendemos que a situação atual é inaceitável por trazer insegurança e prejuízo aos habitantes do 9º Distrito de Venâncio Aires. A casa prisional, hoje, abriga detentos de alta periculosidade, não sendo compatível com a realidade vivida pelos moradores de Venâncio Aires.
Comissão Pró-Segurança do 9º Distrito, Poder Legislativo e Ministério Público reconhecem que a instalação do regime fechado na Vila Estância Nova aumentará a insegurança não só em Venâncio Aires, mas na região. O que tem sido interpretado com estranhesa inclusive pela mídia estadual, é que a ampliação do sistema penal tenha sido anunciado juntamente com um pacote de obras do governo do estado pela Governadora. A colunista de política da Zero Hora, Rosane de Oliveira, chamou o ato de MOEDA DE TROCA, para a comunidade é literalmente um PRESENTE DE GREGO.
O Legislativo que na sessão do dia 22 ouviu na Tribuna Livre, a manifestação de lideranças moradoras das proximidades do IPM, também vai abrir espaço para o prefeito Airton Artus falar sobre o assunto. A participação do prefeito foi solicitada pelo próprio chefe do Executivo e vai ser feita no dia 12 de abril, na Tribuna Livre da sessão ordinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário