terça-feira, 16 de novembro de 2010

Com voto de minerva, projeto que aumentaria em até 300% o IPTU é rejeitado!

Empate na votação, exigiu voto de minerva.

Apontei quatro itens para embasar a rejeição ao projeto.



Um fato inédito, na atual legislatura, marcou a votação do Projeto de Lei nº 226/2010, durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, na segunda-feira, 8. Um empate de quatro a quatro na votação do projeto enviado pela Prefeitura para estabelecer uma nova planta de valores para o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), me exigiu o chamado voto de minerva.

Foram favoráveis ao projeto, os vereadores: Telmo Kist e Hélio Artus, do PDT e ainda Adelanio Ruppenthal e Paulo Mathias Ferreira, do PMDB. Já contrários à proposta, foram as manifestações dos parlamentares: Celso Krämer e Marcolino Coutinho,do PTB, Izaura Bergmann Landin, do PP e dos peemedebistas José Ademar Melchior e Nilson Lehmen, que vos escreve. O empate aconteceu tendo em vista a ausência do vereador Wilson da Silva Puthin (PP) que estava hospitalizado, com problemas de saúde.

Entre as manifestações dos vereadores para justificar a discordância com a aprovação do projeto, estiveram pontos como o alto reajuste previsto e a falta de tempo para discussão do assunto entre os vereadores e com a comunidade. A partir do documento enviado pelo Executivo, na quinta-feira, 4, às 16h15, sem os anexos (que chegaram na tarde da segunda-feira, dia da votação, durante a reunião das comissões), os valores teriam variações de 168% a 300%, nos valores dos tributos, com descontos máximos pra o pagamento à vista, de 35%.

O projeto original recebeu alterações, ainda na tarde da segunda-feira, a partir de sugestões dos vereadores Telmo Kist, Hélio Artus, Adelanio Ruppenthal e Paulo Mathias Ferreira, que aumentaram os valores dos descontos que previam 25 e 15 % de desconto e ainda parcelamento em seis meses. Na proposta dos vereadores os descontos passariam para 35, 25, 15 e 8%.

Para embasar meu voto que derrubou o projeto de reajuste o IPTU, destaquei quatro itens: Iniciando com o apontamento de que os valores seriam abusivos para os contribuintes; ainda que integrantes da comissão formada pela Prefeitura para reavaliar os imóveis seriam pessoas leigas, sem a presença de um corretor de imóveis; falta de tempo para discutir a proposta; e para encerrar, classifiquei como má-fé do Executivo ao enviar o projeto e afirmar aos vereadores que caberia a eles somente a votação dos valores dos descontos, quando na verdade no artigo nº1 do documento, estaria sendo aprovada também à correção dos valores para até 300%.

Ainda durante a sessão, logo após a votação do projeto, diversas ligações da comunidade chegaram à Câmara enaltecendo o trabalho dos vereadores e agradecendo ao que classificavam como defesa dos interesses do povo. É o que sempre digo: O interesse do Governo nem sempre é o mesmo da sociedade, representar a vontade da sociedade, é também o papel do vereador.

Moradores procuram a Câmara para reclamar serviços no interior

Canos que não foram quebrados, estão entupidos.

Valetas cobertas impedem o escoamento 'dágua.

A falta de qualidade nas estradas de Linha Olavo Bilac levou o presidente da Associação de Moradores de Linha São João Bosco à Câmara de Vereadores. René Schwendler esteve no Legislativo na tarde da quarta-feira, 03 de novembro, logo após a reunião de comissões temáticas para conversar comigo e com os demais colegas e expor a manifestação dos moradores com relação ao trabalho realizado pela capatazia da localidade.
Valetas que deveriam servir para o escoamento da água foram tapadas por terra, durante o trabalho das máquinas; bueiros foram quebrados e pedras grandes e inadequadas colocadas no trecho da estrada próxima a sede da associação. O presidente da associação disse que a partir da divulgação de outras visitas feitas pelo presidente da Câmara ao interior para conferir a falta de qualidade dos trabalhos realizados nas estradas, é que moradores solicitaram que Schwendler levasse ao Legislativo o descontentamento da comunidade.
Ao conferirmos as reclamações, na tribuna da Câmara destacamos que a região que é coordenada pelo capataz Bruno Heck, é a que mais gera reclamações aos parlamentares. Ainda durante a sessão da quarta-feira, 03, aproveitei meu espaço no período das comunicações para colocar a situação, responsabilizando ao coordenador da capatazia. A responsabilidade é do capataz, porque na verdade foi depredado o patrimônio público, foram quebrados os canos e não foram repostos, isso é vandalismo. O trabalho dos servidores é coordenado por alguém, a quem deve ser atribuída toda a responsabilidade.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Olavo Bilac agradece serviços, mas questiona qualidade do material

Moradores dizem que pedras grandes na estrada podem causar acidentes.

Depois de ouvir moradores de Linha Olavo Bilac, estive percorrendo as estradas da localidade. Moradores como Pedro Moreira, agradecem os serviços prestados pela Prefeitura no local, mas questiona a qualidade do material colocado nas vias, que segundo ele, não seria o mais indicado. “Os rachões são muito grandes, vão levar muito tempo para firmar na terra, enquanto isso, solto o material pode gerar acidentes”, destaca o morador. Realmente há uma grande circulação de motocicletas no interior, inclusive em Linha Olavo Bilac, situação em que condutores e caroneiros ficam ainda mais vulneráveis a quedas.
Moreira que está construindo um forno para tabaco em sua propriedade e colocou o material que vem retirando para esta construção, à disposição da Prefeitura para que seja retirado do local e colocado nas estradas. O saibro acumulado da terraplanagem que está sendo feita para a construção poderia contribuir para o assentamento das pedras na estrada. Além do perigo, os moradores falam dos danos gerados aos veículos também. De imediato encaminhei o caso a Secretaria Municipal de Agricultura, que deverá tomar providências.

Projeto Vereadores Mirins da Câmara visa despertar nos jovens o interesse pela política

Vereadores mirins receberam diplomas.

Estudantes, pais e professores acompanharam a Sessão.

Na tribuna, explanei sobre os trabalhos do Legislativo.

Eleição marcou escolha da mesa diretora.


Eleição da mesa diretora, comunicações e apresentação de reivindicações da comunidade, integraram a sessão mirim, realizada na Câmara de Vereadores de Venâncio. A programação aconteceu na tarde do dia 22 de outubro, no plenário Vicente Schuck, com a participação de mais de 200 estudantes e professores. Oito estudantes, sendo seis meninas e dois meninos integraram a Câmara na oportunidade, quando representaram suas escolas e manifestaram reivindicações. Entre os pedidos, melhorias nas escolas, ampliações, construção de ginásios e laboratórios de informática, construção de escolas de ensino infantil e mais valorização aos professores. Além disso, também levaram à tribuna, durante o período das comunicações, solicitações como construção de paradas de ônibus, calçamento de rua, aumentar a segurança pública, garantir mais sinalização no trânsito, entre outros pedidos.
Recebi os vereadores mirins, os demais estudantes, pais e professores, e também fiz um breve relato sobre o trabalho desenvolvido pela Câmara. Também acompanharam a sessão mirim os vereadores Telmo Kist (PDT), Adelanio Ruppenthal (PMDB) e Marcolino Coutinho (PTB). A secretária municipal de Educação, Rosange Lehmen de Moraes também prestigiou o evento, ao lado das integrantes do Conselho Tutelar, Sergia Schencke Gomes e Liege Martins. A programação contou com apresentações musicais de Daniela Bublitz. Logo após a sessão, o Legislativo ofereceu ainda um coquetel às crianças.
Participaram da programação como parlamentares mirins: Camila Vitória Camargo – Colégio Professor José de Oliveira Castilhos; Gabriel Bruch, Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida; Guilherme Henrique Drebes – Escola Estadual Monte das Tabocas; Júlia Tainara Seidel – José Duarte de Macedo; Laura Soares de Souza – Escola Municipal Alfredo Scherer; Marthina Mohr Bender – Colégio Gaspar Silveira Martins; Stefana Baumgarten – escola municipal Otto Gustavo Daniel Brands; e Tamiris Roberta Winckelmann – escola municipal Cidade Nova. Entre os vereadores mirins, foi eleita Júlia Tainara Seidel, vice-presidente Gabriel Bruch, 1ª secretária Tamirirs Roberta Winckelmann, e 2ª secretária Laura Soares de Souza.

Legislativo oferece atualização a servidores em Venâncio Aires

IGAM esteve no município para trazer informações.


Cerca de 40 profissionais, entre servidores do Poder Legislativo, vereadores e comunidade, participaram durante a terça-feira, 19 de outubro, do curso oferecido pela Câmara de Vereadores, no plenário Vicente Schuck. Dr. Dalberto Andretta, instrutor de curso do Igam, Instituto Gama, esteve repassando informações aos participantes sobre o tema “Lei Orçamentária anual 2011- LOA 2010”. Trazer o curso para o município busca facilitar o acesso especialmente dos servidores ao conteúdo, buscando ainda reduzir custos com diárias, além de oferecer a oportunidade aos demais interessados.

De forma ampla, Andretta abordou questões relacionadas à elaboração do processo e especificidades do Poder Legislativo. Entre as instruções repassadas esteve as formas como o projeto da LOA deve chegar à Câmara de Vereadores, como deve acontecer a tramitação no Legislativo e as emendas possíveis aos vereadores.


terça-feira, 26 de outubro de 2010

+ 50 vagas de emprego para Venâncio Aires

Cadastro das vagas foi realizada na Agência FGTAS/SINE V. Aires
A partir da sexta-feira, 15 de outubro, o Sine de Venâncio Aires está cadastrando candidatos para 50 vagas que serão oferecidas pela avícola Carrer, de Farroupilha. Fizemos o elo entre a empresa e o município e na semana estive com o coordenador do Sine, Sistema Nacional de Empregos, Altair Wachholz, efetivando o cadastro para pelo menos 50 novas vagas de trabalho no frigorífico de frangos.
Os postos de serviços estão sendo disponibilizados a ambos os sexos e os interessados podem fazer sua inscrição junto à agência do Sine. A seleção ocorreu no dia 22 de outubro, sexta-feira passada, na sede do serviço, na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Barão do Triunfo. Na tarde, integrantes do setor de Recursos Humanos da empresa estiveram em Venâncio Aires.
Ao saber do interesse da empresa em buscar vagas de trabalho, contatei com os empresários colocando o município à disposição para suprir os postos de trabalho. A intenção é contribuir com a geração de emprego e renda para Venâncio Aires, possibilitando que trabalhadores que estejam sem espaço no mercado de trabalho, tenham a oportunidade, levando em consideração também a aproximação do final de ano, com datas festivas e compromissos financeiros das famílias venancio-airenses.
A avícola Carrer que surgiu em 1999, com cerca de 50 funcionários, atualmente já conta com mais de 700 colaboradores. Entre os incentivos oferecidos à equipe de trabalho, a Carrer oferece prêmio assiduidade, alimentação na empresa com refeitório, transporte para seus colaboradores, sorteio de cestas básicas, participação em plano de saúde, profissionais da saúde, medicamentos (quando receitados pelos médicos da empresa), técnicos de segurança do trabalho, e programas para prevenção de acidentes de trabalho e controle médico e saúde ocupacional. Desde 2007, a empresa atua com exportação, atualmente vendendo para mais de 30 países.

Moção pela fumicultura da Câmara foi entregue ao presidenciável Serra.

Encontro foi intermediado por Schneider e Capoani
Já está com um dos candidatos à presidência da República, a Moção aprovada pela Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. O documento que busca chamar a atenção para a importância que a fumicultura tem para a região, foi entregue a José Serra (PSDB), na tarde da quarta-feira, 13 de outubro. Aproveitamos a vinda do candidato para o Estado para dar seguimento ao apelo feito pelos colegas vereadores para que se eleito, Serra desenvolva políticas que venham contribuir com o desenvolvimento de Venâncio Aires e toda a região que enfrenta a convenção-quadro e demais campanhas anti-tabagistas. Caso tenha oportunidade, ainda pretendemos entregar o material à candidata Dilma Rousself (PT).

A Moção de autoria do vereador venâncio-airense, Paulo Mathias Ferreira (PMDB) teve a aprovação de todos os parlamentares do Município. Entre os trechos que integram o apelo da Câmara está a informação “... é urgente o envio de manifestação desta Casa, e inclusive, com a participação do Executivo, para que tomem ciência da representatividade do produto – tabaco, em nosso meio, onde é pão, emprego, prosperidade e sua proibição de produção causará o colapso da economia de toda a região produtora”.

A oportunidade do encontro foi viabilizada pelo líder da bancada do PMDB na Assembleia Lesgilativa, Gilberto Capoani e pelo suplente de deputado Federal, Elmar Schneider. Ficamos surpresos ao constatar o conhecimento do candidato com relação à fumicultura, não só acerca do número de pessoas e famílias envolvidas no processo produtivo do tabaco, mas especialmente pelo significado econômico para o Rio Grande do Sul. Serra demonstrou saber também sobre as estatísticas de exportação, que colocam o Estado em posição de destaque na balança comercial. Para contrariar o que se pensava sobre o candidato com relação a relação ao fumo, o tucano me garantiu que vai defender a fumicultura.

Câmara recebe certificado de adesão ao PGQP

Recebemos o certificado do Coordenador Regional do PGQP
Agora de forma oficial, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires passa a integrar o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), ligado ao Comitê Regional de Santa Cruz do Sul. A certificação aos novos parceiros e também entrega de distinção a empresas que receberam certificados em julho, aconteceu na noite da quinta-feira, 30, durante um jantar, no restaurante do Hotel Águas Claras. A programação marcou também o lançamento da edição 2010 da Revista da Qualidade. O Comitê Regional é formado por Santa Cruz, Venâncio Aires e Vera Cruz.
Na programação, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda, Vilmar de Oliveira, que preside o Comitê Regional nos entregou o certificado de adesão, junto comigo estiveram a diretora da Casa, Fernanda Ehlers, o coordenador geral do PGQP na Câmara, Balduir Schuinguel e do assessor Diego Bergmann. O jantar teve a participação e adesão de outras empresas, instituições venâncio-airenses e ainda do prefeito Airton Artus.
A partir de agora, a Câmara deve buscar o sistema de avaliação para conhecer os requisitos com os quais a Casa deve iniciar a sua busca pela excelência no atendimento à comunidade venâncio-airense. O PGQP aliado ao novo espaço físico que o Legislativo vem construindo através da ampliação do prédio, serão ferramentas utilizadas para buscarmos atender melhor ainda a nossa comunidade.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Vereadores recebem representantes da Univa e Asuva


Integrantes da diretoria da Univa, União dos Universitários de Venâncio Aires e da Asuva, Associação dos Universitários de Venâncio Aires, participaram da reunião de comissões da Câmara de Vereadores, na tarde da segunda-feira, 30. No encontro, na sede do Legislativo, foram discutidos os projetos de lei números 174 e 175, que solicitam autorização para repasses financeiros, respectivamente, nos valores de R$ 8.500,00 e R$ 6.500,00. A reunião teve a presença também do secretário de Planejamento, Giovane Wickert, pasta responsável pela elaboração das propostas, já pela Univa participou a presidente Juliana Bencke e a tesoureira, Fabiana Pfaffenseller e pela Asuva, participou a presidente Alexandra Kurtz Naue.

A participação das instituições que oferecem transporte aos estudantes do município para Unisc, na reunião, foi solicitada pelos vereadores tendo em vista discordâncias com relação à proporcionalidade dos valores relacionados ao número de alunos de cada uma. Conforme o projeto enviado pela Administração ao Legislativo, a quantia oferecida à Univa para baratear o valor do transporte para 524 universitários que se deslocam através da União, e a Asuva, recebia para o transporte dos 200 alunos. No entanto, conforme justificativa do próprio Executivo, houve um erro de digitação na elaboração do projeto, sendo que na verdade, são 400 estudantes pela Associação.

Wickert lembrou que ao serem comparadas as listas com os dados dos passageiros, enviadas pelas entidades, cerca de 200 nomes eram repetidos nas duas listas. A partir disso, com justificativas de problemas na atualização das relações e ainda na possibilidade de que os estudantes muitas vezes utilizam os ônibus das duas representações, ficou acertado um prazo de duas semanas para que as entidades possam apresentar novas e atuais listas. A partir disso, os projetos ficam baixados aguardando o material das instituições.

Alevarp motivada a prevenir gastos excessivos com diárias de vereadores da região


A Alevarp, Associação dos Legislativos do Vale do Rio Pardo, reativada neste ano, levanta como bandeira a prevenção a novas farras com diárias por parte de Vereadores. A partir disso, nós da diretoria da entidade estivemos em audiência com a Promotora de Justiça, Simone Spadari, de Santa Cruz do Sul, na última quarta-feira, 25. Em pauta, a punição de cinco empresas que, segundo reportagens, estariam fraudando cursos de especialização a parlamentares. Com esta punição, a pedido da associação, as Câmaras de Vereadores do Vale do Rio Pardo ficariam proibidas de levar em consideração os folders de cursos destas empresas.
Nossa iniciativa tem caráter preventivo, uma vez que os Legislativos da região não apresentaram casos de abuso. De acordo com a Promotora, Simone Spadari, a ideia de proibir que as cinco empresas acusadas de fraudar cursos, possam ministrar novos cursos aos legisladores da região, não surtiria o efeito que se espera. Segundo Simone, há a necessidade das Câmaras Municipais criarem algumas medidas para evitar fraudes com dinheiro público por parte dos parlamentares. E citou um exemplo: “Seria importantíssimo se cada Vereador, ao retornar de um curso pago com o dinheiro público, realizasse uma explanação, com recurso de áudio e vídeo, sobre aquilo que aprendeu na viagem”.
Os membros da diretoria que participaram da audiência, além de mim e do presidente da entidade, foram os vereadores Luiz Ricardo Pinho de Moura de Pantano Grande e Paulo Botelho de Rio Pardo, ambos do PMDB. Ainda durante a audiência com a Promotora Simone, surgiu a possibilidade de reunir todos os presidentes de Câmaras de Vereadores do Vale do Rio Pardo a fim de se expor os métodos a serem adotados com referência às diárias dos Vereadores.
A próxima reunião da diretoria da ALEVARP está marcada para o dia 17 de setembro em Santa Cruz do Sul, com pauta geral ainda a ser divulgada.

13ª Festa Municipal do Colono Imigrante da Região Serrana

Programação ocorreu a partir das 14 horas na Linha Cachoeira.

A convite dos integrantes da comissão organizadora da 13ª Festa Municipal do Colono Imigrante da Região Serrana participei dos festejos que ocorreram no domingo, dia 22 de agosto de 2010, no Pavilhão 25 de Julho, em Linha Cachoeira. O grupo esteve integrado ainda pelo presidente da associação anfitriã, Ari Parckert e os sócios João Closs e Ersônia Bergmann, pelo secretário da comissão, Elói Lahr, além das soberanas da festa, a rainha Marina Isabel Weschenfelder, e as princesas Letícia Schmidt e Pâmela Francieli Bergmann.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Câmara repudia gastos exagerados com diárias

Coloquei o assunto na pauta da última sessão ordinária.

Durante a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na noite da segunda-feira, 09, nós vereadores, manifestamo-nos indignados com as denúncias de excessos de gastos em diárias em Câmaras do Estado, apresentadas na imprensa nacional, desde o domingo. No debate apresentei dados sobre os investimentos da Câmara da Capital do Chimarrão.


Entre os números apresentados cito a colocação do Legislativo de Venâncio Aires em 15º na lista de Câmaras mais enxutas do Estado do Rio Grande do Sul. Ocupamos esta posição, porque estamos executando obras de ampliação e melhoramentos da nossa Casa Legislativa, previstos em cerca de R$ 800 mil que já estavam no orçamento. Não fossem esses projetos, com certeza estaríamos entre as cinco Câmaras que menos gastam, do Estado.


Fomos unânimes em defender a necessidade de qualificação e atualização por parte dos vereadores. No entanto, o repúdio foi para os valores exagerados, que foram investidos pelos Legislativos dos municípios denunciados, e ainda a forma como foram realizados estes cursos, na grande maioria em municípios e estados turísticos e sem a presença dos vereadores, que foram inclusive flagrados passeando durante o horário dos encontros. As melhores escolas de formação em gestão pública estão no Rio Grande do Sul, acredito que não haja necessidade de se buscar qualificação fora do Estado, com tanta frequência. Falo da excelente qualidade dos cursos oferecidos em nosso Estado a partir das experiências que tenho, inclusive no curso de Gestão Pública em nível superior que realizo aqui mesmo em Venâncio Aires.

As observações feitas durante a sessão da segunda-feira, baseiam-se em dados apresentados pela Contabilidade do Legislativo. Entre as informações do setor, estão os valores investidos em diárias a parlamentares no ano de 2009 que foi de R$ 9.600,00, sendo que naquele ano, quatro vereadores estiveram em Brasília para acompanhar reuniões relacionadas a fumicultura. Já em 2010, até o mês passado, os investimentos em diárias foram de R$ 1.650,00.

Câmara integra visita de estudos da escola Otto

Alunos da 4ª série acompanhados da professora Sandra.

A sede do Poder Legislativo de Venâncio Aires foi uma das paradas da turma do 4º ano da escola municipal Otto Daniel Brands. O grupo, acompanhado pela professora Sandra Elise Kroth Stertz, esteve nas instalações da Câmara. Na oportunidade, os estudantes receberam informações gerais sobre o funcionamento da Casa e também sobre os trabalhos e funções dos vereadores.


Conforme a professora, a visita à Câmara integrou o roteiro que incluiria também órgãos de imprensa, Museu e Prefeitura, dentro dos estudos sobre o Município, previsto no currículo da turma. Falei da importância da preparação dos alunos durante o tempo de escola para que sejam cidadãos conscientes e ainda, que tenham interesse pela política e bem estar da sociedade.

CPI para apurar denúncia de irregularidades em licitações na Prefeitura


Requerimento de abertura da CPI obteve quase o dobro das assinaturas necessárias.


Vereadores que integram a CPI representam suas bancadas, proporcionalmente.

Com a assinatura de seis dos 10 vereadores de Venâncio Aires, está sendo instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, pela Câmara de Vereadores. O Requerimento que leva a assinatura dos vereadores Izaura Bergmann Landim (PP), Dário Martins (PMDB), Marcolino Coutinho (PTB), Celso Krämer (PTB), Nilson Lehmen (PMDB) e José Ademar Melchior (PMDB), tem por objetivo apurar possíveis irregularidades no processo licitatório aberto pela Prefeitura. O documento foi lido pela 1ª Secretária da Mesa Diretora da Casa, vereadora Izaura Bergmann Landim, na sessão da segunda-feira, 02 de agosto. Em seguida instaurei a CPI na forma regimental, sendo que cada bancada indicou um membro para compor a Comissão, obedecendo ao princípio da proporcionalidade o PMDB indicou dois membros. Ficou assim estruturada a CPI das licitações, que na semana seguinte reuniu-se para eleger a seguinte diretoria:

Presidente: José Ademar Melchior (PMDB)
Vice-Presidente: Izaura Bergmann Landim (PP)
Relator: Marcolino Coutinho (PTB)
Membro: Telmo Paulo Kist (PDT)
Membro: Paulo Mathias Ferreira (PMDB)

Na próxima segunda-feira os integrantes voltam a se reunir dando continuidade aos trabalhos que podem durar até quatro meses. O processo em análise, visava a contratação de empresa para a execução de rede de esgoto pluvial nas Ruas Sator Costa, entre as ruas Voluntários da Pátria e Conde D`Eu, rua Conde D´Eu, entre as ruas Sator Costa e Cândido de Moura, e Cândido de Moura, entre as ruas Conde D`Eu e Duque de Caxias. Os trabalhos previam investimentos de R$ 39.982,50.


Diploma do Mérito Parlamentar

Mérito foi entregue pela Assembleia Legislativa do RS.

Recebi na tarde da quarta-feira, 4 de agosto, o Diploma do Mérito Parlamentar. A distinção oferecida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul é uma homenagem feita a legisladores que se destacaram em sua atuação política frente à comunidade. O diploma foi entregue durante a realização do III Congresso Brasileiro do Municipalismo no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Reconstituida a Associação dos Legislativos do Vale do Rio Pardo

Resgate da ALEVARP ocorreu na Câmara de Rio Pardo.



Por iniciativa do colega vereador José Agrípio Panta do Rego, de Rio Pardo, recriamos a Associação dos Legislativos do Vale do Rio Pardo. O novo grupo foi eleito e empossado na semana passada durante uma reunião na Câmara de Vereadores de Rio Pardo. Fiquei com a segunda vice-presidência, da diretoria que tem como presidente o vereador José Agrípio; primeiro vice, José Carlos Gonçalves (Pantano Grande), e ainda terceiro vice, Waldir Justmann (Vera Cruz). A diretoria tem ainda representantes dos municípios de: Pantano Grande, Encruzilhada do Sul, Vale Verde, Passo do Sobrado, Vera Cruz e Candelária.

Administração atende pleitos do Loteamento Eisermann

Acompanhei a realização das melhorias.

A comunidade do loteamento Eisermann foi atendida na metade de julho com alguns trabalhos realizados pela secretaria de Infra-estrutura e Serviços Públicos, SISP. Alargamento e limpeza em ruas, com colocação de material foram trabalhos solicitados pelos moradores, através da nossa intermediação. Depois da realização dos melhoramentos, retornei à localidade, a convite do presidente da Associação de Moradores, Iroceli da Silveira para conferir o resultado. Ganha o povo sempre que há esta pré-disposição do poder Executivo no atendimento às reivindicações da comunidade e dos parlamentares.

Linha Brasil solicita ônibus aos domingos

Dona Maria buscou auxílio do Poder Legislativo

Mais de 70 assinaturas foram recolhidas através do movimento iniciado pela dona Maria Alda da Rosa, moradora de Linha Brasil para a criação de uma linha de transporte coletivo no sentido cidade/interior, aos domingos. Os documentos foram entregues a mim na tarde desta segunda-feira, junto com o pedido para que encaminhassemos a solicitação ao poder Executivo. Enviaremos também cópia do pedido dos moradores às empresas de ônibus.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Comitê precisa de ajuda!

Visita foi realizada uma semana antes do Comitê completar 17 anos.


Prestes a completar 17 anos de atividades e atendendo a uma média de 600 pessoas por mês, o Comitê contra a Fome e a Miséria e pela Vida de Venâncio Aires buscou apoio do Poder Legislativo para angariar recursos financeiros e manter os trabalhos. No início de julho, a convite da diretoria, estive na sede da entidade para conversar com os voluntários e acompanhar parte das ações de solidariedade do grupo. Recebido pelo presidente Luis Antônio Frólio, Meri Marquetto e voluntárias, granti o apoio da Câmara para a reserva de recursos ao Comitê para o próximo ano.
Uma semana depois retornamos ao Comitê para marcar os 17 anos de atividades da Entidade.
O Comitê mantém o trabalho de atender duas frentes na Vila Battisti, e outras na Vila Freeze, Santa Ana e Vila Rica, com distribuição de leite, café da manhã e almoço. Para manter os projetos, conforme Frólio, a entidade conta com apoio de contribuições públicas e particulares.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Cultura do abacate será tema de seminário na Câmara

Programação começou a ser definida em julho.

Começa a ser definida a programação do seminário que vai discutir a cultura do abacate e seus desdobramentos. O evento vai acontecer no Plenário Vicente Schuck, na Câmara de Vereadores, provavelmente no mês de outubro. A intenção, conforme o coordenador da Emater local, Vicente Finn é discutir sobre a produção a partir da necessidade de diversificação da agricultura, geração de renda e ainda os aspectos medicinais. O seminário começou a ser organizado nesta semana, durante uma reunião na Câmara com o coordenador da Emater e ainda o representante da empresa venâncio-airense Avocado BR Óleos Essenciais, Larry Kist.


As discussões devem envolver explanações técnicas sobre os aspectos medicinais da cultura e ainda dados econômicos sobre os gastos dos governos com medicamentos para psoríase, uma das doenças que conforme o empresário, pode ser tratadas com a exploração do abacate. O objetivo é reunir pesquisadores, autoridades e agricultores.

Câmara reforça regras para transmissão das sessões legislativas

Reunião discutiu sobre as regras para os vereadores.



Com a vigência de prazos eleitorais para o pleito desse ano a Câmara de Vereadores está atenta às resoluções federais que estabelecem regras aos candidatos e políticos. Durante a reunião de comissões da Câmara de Vereadores, na tarde da segunda-feira, 5 de julho, os vereadores receberam a visita de representantes da Rádio Venâncio Aires, que faz a transmissão ao vivo das sessões às segundas-feiras. O diretor da empresa Gilmar João Uhry e a jornalista Janine Niedermeyer reforçaram os parlamentares alguns impedimentos determinados pelas leis, especialmente pelo fato de emissoras de rádio serem concessões públicas e exigirem maior rigor.
A própria mesa diretora está atenda às regras, buscando evitar transtornos e punições aos parlamentares e aos vereadores da Casa que disputam vagas estaduais em outubro.

Comunidade escolar Alfredo Scherer busca melhorias

Ruas necessitam de alargamento e material.

Eu e o presidente da associação de moradores estivemos também com a direção da Escola.

Apoio às demandas da comunidade escolar Alfredo Scherer eleitas entre as prioridades do Orçamento Participativo 2009, é a reivindicação feita pela direção do educandário e Associação de Moradores do Loteamento Eisermann. Durante um encontro na escola, a diretora Márcia Luisa Haas Büchner, a vice Susana Marinesa da Rosa, além do presidente da associação, Iroceli da Silveira, lembraram projetos como a construção de um ginásio de esportes e parada de ônibus, além da prioridade que é a canalização da sanga do Areial que passa ao lado da escola.

Ainda na última sessão ordinária da Câmara, dia 28 de junho, encaminhei pedido de informação ao Poder Executivo sobre as obras já realizadas entre as demandas apontadas pela comunidade no Orçamento Participativo 2009. Em seguida, também fui convidado a visitar alguns trechos de ruas no bairro para constatar a situação de difícil trafegabilidade, agravada em dias de chuvas. A situação gerou um pedido de providência à Administração Municipal, por minha parte.

Casva pede apoio do Legislativo

Elexandra e Adriana, representantes do Casva, nos visitaram na Câmara.

“Música e Cidadania” um dos projetos mais recentes do Casva, Centro de Assistência Social de Venâncio Aires, busca apoio do Poder Legislativo na busca de recursos financeiros. Com esta intenção as profissionais da instituição, a professora Elexandra Sueli Wagner e a assistente social Adriana Pozzebon estiveram na Câmara de Vereadores nos visitando. Sugeri que a entidade ocupasse também o espaço Tribuna Livre, durante as sessões ordinárias.
O projeto que ensina música já foi iniciado às cerca de 240 crianças, de zero a 14 anos que frequentam o Casva no turno oposto ao da escola. No entanto, a intenção é buscar recursos públicos para a manutenção da iniciativa, paralelo as demais oficinas desenvolvidas pela entidade. Destaquei o apoio da presidência, mas lembrei que com a explanação dos projetos aos demais parlamentares municipais, é possível garantir o apoio dos demais vereadores.

Departamento de Trânsito altera parada de ônibus da Univa

Acompanhei os estudantes na Secretaria de Obras.

A mudança da parada de ônibus próxima ao Gasóleo, que servia para embarque e desembarque aos estudantes venâncio-airenses que viajam para a Unisc, em Santa Cruz foi pauta de uma reunião na metade de junho. O encontro na tarde da quinta-feira, aconteceu na sede da secretaria de Obras, onde acompanhei integrantes da diretoria da Univa, União dos Universitários de Venâncio Aires, o chefe do departamento de trânsito, Nelson Gross e o secretário de Infra-estrutura e Serviços Públicos, José Cândido Faleiro Neto.


Com a retirada do ponto, os alunos estão se concentrando na rua Tiradentes, quadra acima da rua XV de Novembro. Conforme o presidente da entidade, Jardel Wilson Bittencourt e a vice, Juliana Bencke, o local está atendendo a necessidade dos estudantes e o que foi solicitado durante o encontro é que o local possa permanecer como parada de ônibus aos universitários. A entidade estudantil se propõe a contribuir para a construção de um abrigo no local amenizando os transtornos, especialmente em dias de chuva.


Na próxima semana a secretaria deve enviar um parecer quanto a solicitação, até lá a entidade continua utilizando a rua Tiradentes para embarque e desembarque dos estudantes.


Loteamento Primavera agradece serviços da Administração

Moradores agradeceram e reforçaram a importância do acostamento

Lideranças do loteamento Primavera voltaram a se reunir com a Administração Municipal na metade de Maio. Novamente acompanhados por mim, o grupo esteve com o prefeito Airton Artus para agradecer as melhorias realizadas na comunidade. O grupo havia levado algumas reivindicações ao prefeito em fevereiro e abril, e agora conforme o presidente da Associação de Moradores, Jáder Alex Heinen, também fez questão de voltar para agradecer e refazer o pedido de construção do acostamento do asfalto. Conforme a Administração, o trabalho de patrolamento e assentamento de brita feito pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP) utilizou o total de 120m³ de brita, custando R$ 5.244,00 aos cofres municipais.

Na mesma tarde, estive com os moradores do loteamento, em uma audiência com agência local da Aes Sul Distribuidora Energia Elétrica. Na oportunidade, foram encaminhadas solicitações da comunidade e também dos moradores de Linha Ponte Queimada. Em seguida cumpri agenda com o vice-prefeito Giovane Wickert para encaminhamentos de pleitos do bairro Morsch.

Vereadores enaltecem trabalhos conquistados com o apoio da Câmara

Vereadores, servidores do DAER, funcionários da Conpasul e Sr. Orlando Schulz




Vereadores participaram na tarde da quinta-feira, 27, do ato simbólico que marcou o início das obras de capeamento asfáltico da ERS 422. Depois de acompanharem as informações e explicações por parte do Daer e da empresa Conpasul, os parlamentares presentes relembraram as manifestações do Legislativo quanto à importância da obra para o desenvolvimento do município e região. Entre os projetos destacados, foram lembrados além da estrada da serra, também o reinício das atividades de capeamento da ERS 244, ainda a mobilização pela Ferrovia Norte-Sul para que passe pela região, reserva legal, a polêmica situação do Instituto Penal de Mariante, melhores e maiores investimentos da Corsan no município para que seja renovado o contrato da concessão de água, e a cedência da área do esporte Clube Cruzeiro para a instalação da UPA, Unidade de Pronto Atendimento, entre outras bandeiras.


domingo, 8 de agosto de 2010

Moradores do Loteamento Eisermann se organizam para calçamento associativo

Vantagem do associativo é que os próprios moradores podem contratar a empresa.

Cerca de 30 moradores do Loteamento Eisermann participaram na noite da quarta-feira, 26 de Maio, de uma reunião na comunidade para discutir sobre a adesão ao projeto Calçamento Associativo. O encontro foi intermediado por mim e pelo vice-prefeito Giovane Wickert (PT), que apresentamos aos moradores a lei que estabelece a sistemática do calçamento. Levei uma cópia do projeto aprovado em janeiro deste ano pela Câmara que pede a participação de todos os proprietários de casa e terrenos da quadra para que possa ser executado.


A vantagem do associativo sobre o calçamento comunitário, é que os próprios moradores podem contratar a empresa que vai executar a obra, sem exigência de licitação, o que garante mais agilidade aos trabalhos. O presidente da Associação de Moradores, Iroceli da Silveira destaca que as ruas que ainda não receberam calçamento tem aproximadamente 50 moradores e que numa consulta preliminar, todos teriam interesse em participar do programa. A partir de agora, a associação vai colher assinaturas das famílias interessadas em participar do programa, depois deve ser feito um contato com empresas do ramo para que seja feito orçamento e que cada proprietário saiba o valor a investir no projeto.


O vice-prefeito destacou ainda que a Prefeitura vai contribuir com os trabalhos na realização da cancha que vai abrigar o calçamento e também com possibilidades de realizar alguns trabalhos de drenagem.


Câmara de Vereadores no Dia do Desafio!

Juntamente com os servidores, participei das atividades do Dia do Desafio!

A sede do Poder Legislativo também abrigou na quarta-feira, 26 de Maio, as atividades do Dia do Desafio. As instrutoras do SESC, Denize Fragoso Barbosa e Ana Paula Bogorni, movimentaram servidores da Casa por 15 minutos com atividades físicas. Neste ano, conforme Denize, Venâncio Aires competiu com a cidade Trinidad, da Bolívia.


O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira de maio e propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física. Cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes.


sábado, 7 de agosto de 2010

Movimento pela regulamentação dos pedágios recebe apoio do Legislativo

Todos os vereadores aderiram à mobilização!

Recebi, no dia 24 de Maio de 2010, o motorista Lotário Wessling, que movimenta em Venâncio Aires o projeto de lei de iniciativa popular para regulamentar os pedágios do Rio Grande do Sul. O encontro aconteceu na sede do Legislativo antes da sessão ordinária, e teve adesão dos vereadores e de visitantes que prestigiaram a reunião ordinária, através da assinatura no documento. A intenção da mobilização é colher assinaturas para encaminhar o projeto, para o qual é necessário 1% dos eleitores do Estado, conforme prevê a Constituição Estadual. Além das assinaturas, coloquei a Câmara à disposição do movimento.

Conforme Lotário, o movimento almeja que os pedágios tenham tarifas justas e que o valor seja compatível com a redução de custo operacional proporcionada ao usuário da estrada; que apenas rodovias com duas pistas de rolamento em cada sentido de trânsito, separadas fisicamente, possam ter pedágios; que nesses casos de cobrança de pedágio, exista via alternativa àquela que se pretende cobrar pelo uso; e que os atuais contratos de pedágio (pólos rodoviários de Carazinho, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Metropolitano, Gramado, Vacaria e Caxias do Sul), com término previsto para 2013, não sejam prorrogados.

As assinaturas colhidas na região, conforme Wessling foram entregues na outra segunda-feira, 31, às associações organizadoras do movimento: Associação dos Usuários de Rodovias Concedidas (Assurcon/ Serra) e Associação dos Usuários de Rodovias (Assurcon – RS). A iniciativa já conta com a colaboração de mais mil nomes, e segundo Lotário, a recepção é muito positiva, destacando que o tema foi assunto também em sala de aula, como caso da escola municipal Benno Breunig.


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Legislativo substitui bandeiras, em ato cívico de homenagem a Venâncio Aires

Solenidade aconteceu antes da Sessão Ordinária da segunda-feira.

O Poder Legislativo promoveu na tarde da segunda-feira, 10 de maio de 2010, um ato cívico para marcar a substituição das bandeiras externas da Câmara de Vereadores. A troca das bandeiras nacional, estadual e municipal, foi necessária tendo em vista a ação do tempo que comprometeu a aparência e a conservação dos símbolos. A data escolhida, véspera do aniversário de 119 anos de emancipação político-administrativa de Venâncio Aires, é uma homenagem do Legislativo à Capital Nacional do Chimarrão.


Além de todos os vereadores, a cerimônia também contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Airton Artus; o capitão da Brigada Militar Cristiano Cuozzo Marconatto; representantes do Corpo de Bombeiros; o padre Benjamim Borsatto; o presidente da 11ª Fenachim, Adalberto Hamester e esposa Ingrid e as soberanas da festa: a rainha Angela Bencke e as princesas Fernanda Landim e Tamara Wermuth, integrante da Comissão Social Donaide de Moraes; também assessores da Câmara acompanharam o ato. A substituição das bandeiras para que estejam sempre apresentáveis, representa um dever cívico, especialmente entre autoridades e setores públicos.


O assessor da Câmara, João Moacir Ferreira fez ainda um breve resgate da história relacionada às bandeiras. Ainda lembrou sobre alguns projetos assinados pela Casa Legislativa, que estimulam o civismo.

Câmara apoia doação de sangue


Tive a honra de estrear no gesto simples, mas nobre e que salva vidas.

Neste ano, o dia 5 de maio, pela primeira vez foi tido como o Dia Municipal do Doador de Sangue. A data é estabelecida a partir do projeto de lei do vereador Nilson Lehmen (PMDB), este, que vos escreve, de 27 de julho de 2009, aprovada por todos os vereadores. E para garantir apoio à data e a iniciativa de doação de sangue, eu e o colega vereador Marcolino Coutinho (PTB) estivemos no Centro Hemoterápico Vital para fazermos a nossa parte. Coutinho segue o gesto que faz anualmente e eu estreei no gesto, fazendo o cadastro a triagem e a doação.
Conforme a enfermeira responsável pelo Centro Vital, Milaine Marques Ivaniski, a procura na semana municipal do Doador de sangue segue a média normal e suficiente para a demanda do município, são aproximadamente de 15 procedimentos diários. Para o próximo ano, pretendo entrar em contato com a Secretaria de Saúde para que seja intensificada a campanha para doação de sangue, na semana do dia 5 de maio, com possibilidades, inclusive de incluí-la nas programações de aniversário do município.
O dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue, no entanto, tendo em vista a importância da doação a partir das vidas que podem ser salvas com a iniciativa, a proposição da data em nível municipal busca intensificar a campanha pela conscientização. Apesar de não ter tido uma programação diferenciada durante este dia 5 de maio, o Vital Centro ofereceu aos voluntários um lanche especial, logo depois da doação.

Vereadores enaltecem trabalho da Escola do Chimarrão

Diretor da Escola do Chimarrão esteve com os vereadores na Câmara
O diretor do Instituto Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber esteve visitando a Câmara de Vereadores no final da tarde da segunda-feira, 3 de Maio de 2010. No encontro com integrantes do Legislativo, foi entregue uma clipagem com matérias e reportagens divulgadas em diversos veículos de comunicação impressos, em nível nacional, sobre a entidade e sobre o principal produto divulgado pelo projeto, que é o chimarrão e ainda o município de Venâncio Aires, como a Capital Nacional do Chimarrão.
O encontro na Câmara e a participação da Escola em mais uma edição da Festa Nacional do Chimarrão, foi destaque durante as manifestações de vereadores na Tribuna da sessão da noite. Nesta, relatei algumas das informações repassadas por Schwengber durante a visita. Já o diretor destacou que na semana, na sexta-feira, 7 de Maio, acompanharia o presidente da Assembleia Legislativa, Giovane Cherini (PDT), durante uma visita a Santa Rosa, na Fenasoja. Na oportunidade, Schwengber faria uma palestra sobre a bebida e seus benefícios à saúde.
A clipagem de matérias fica na Câmara de Vereadores à disposição também da comunidade interessada em acompanhar o trabalho.

domingo, 20 de junho de 2010

11ª Fenachim foi espetacular!

Sérgio Klafke da Folha do Mate nos entregou a Revista da Fenachim.

Na abertura da Exposição Agrícola.

Diretora da Câmara, Fernanda Ehlers e eu com o amigo Pedro Schwengber.

Nossos servidores da Casa do Povo deram show de profissionalismo no atendimento.
O amigo Cláudio da Ervateira Elacy nos visitou no estande.

Amigos Alan, Daiane e o filhão marcaram presença.

Servidores da Câmara sempre motivados!

Momento da abertura Oficial da festa!

Ao fundo, nossas soberanas Angela, Tamara e Fernanda com o Venancito!

A nossa Festa Nacional do Chimarrão, ocorrida de 1º a 11 de Maio deu um show de valorização do que é da terra, o glorioso Chimarrão. Sob a presidência de Adalberto Hammester, que soube refletir para a festa o sucesso de sua vida empresarial, com organização e muito controle, teve jogo de cintura e com muita habilidade contornou um a um os obstáculos inimagináveis que surgiam no caminho.
Nós, enquanto Poder Legislativo, não podiamos ficar de fora, instalamos um estande no meio do Chimarródromo, o local mais movimentado da festa. Somos gratos ao casal presidente (Adalberto e Ingrid Hammester) pela sensibilidade e visão, enfim, a Casa do Povo foi valorizada como deveria na maior festa do município. Ali os vereadores tinham um espaço para receber autoridades, convidados e a população em geral, além de cevar um bom mate.
Importante também registrar e parabenizar a todos que fizeram da Fenachim mais um orgulho para Venâncio Aires, um abraço especial ao nosso guerreiro Pedro Schwengber, diretor do Instituto Escola do Chimarrão, ONG embaixatriz venancio-airense para o Mundo.
Para reconhecer o grande valor que possui a Festa Nacional do Chimarrão, por iniciativa da nossa bancada do PMDB, serão homenageados na próxima Sessão Solene, dia 21, o idealizador Prof. Almedo Dettenborn e o atual e ex-presidentes da feira.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

2 mil assinaturas ratificam a vontade popular pela mei-entrada

Mais de 2 mil assinaturas foram entregues ao prefeito.
Mobilização teve apoio da UESVA, UNIVA e ASSEVA.


Na última quarta-feira (28), estive com uma comitiva de estudantes no gabinete do Executivo com o prefeito Airton Artus. A intermediação da reunião teve por finalidade apresentar a solicitação da regulamentação da lei municipal da meia-entrada e ainda que o benefício seja estendido aos eventos da Fenachim. Os estudantes estiveram representados no encontro através dos integrantes da Uesva - União dos Estudantes de Venâncio Aires, a Univa – União dos Universitários de Venâncio Aires e da Asseva, Associação dos Estudantes de Venâncio Aires. No encontro repassamos ao prefeito o abaixo-assinado com a coleta de mais de duas mil assinaturas para representar o desejo dos estudantes do município. No ato, expliquei que a atual lei municipal que tem o nº 4.066, de 5 de março de 2008, institui o pagamento de meia-entrada para estudantes, em espetáculos culturais, esportivos e de lazer, com exceção da Fenachim. No entanto, por ser um projeto emanado do Poder Legislativo este incorre no vício de origem, pois deveria ter sido enviado pelo Poder Executivo. A sugestão do nosso movimento é além de incluir os eventos relacionados à Festa Nacional do Chimarrão também estender o benefício a idosos com idade igual ou superior a 65 anos e também doadores voluntários regulares de sangue. O prefeito destacou que neste ano, a festa adotou ingressos populares, a pedido da Administração, e que, portanto, seria inviável a meia-entrada, destacando que isso acarretaria em valores mais altos para a comunidade em geral. No entanto, o chefe do Executivo ficou de analisar a regulamentação do projeto e a vigência para as próximas edições da Fenachim.