sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Alevarp motivada a prevenir gastos excessivos com diárias de vereadores da região


A Alevarp, Associação dos Legislativos do Vale do Rio Pardo, reativada neste ano, levanta como bandeira a prevenção a novas farras com diárias por parte de Vereadores. A partir disso, nós da diretoria da entidade estivemos em audiência com a Promotora de Justiça, Simone Spadari, de Santa Cruz do Sul, na última quarta-feira, 25. Em pauta, a punição de cinco empresas que, segundo reportagens, estariam fraudando cursos de especialização a parlamentares. Com esta punição, a pedido da associação, as Câmaras de Vereadores do Vale do Rio Pardo ficariam proibidas de levar em consideração os folders de cursos destas empresas.
Nossa iniciativa tem caráter preventivo, uma vez que os Legislativos da região não apresentaram casos de abuso. De acordo com a Promotora, Simone Spadari, a ideia de proibir que as cinco empresas acusadas de fraudar cursos, possam ministrar novos cursos aos legisladores da região, não surtiria o efeito que se espera. Segundo Simone, há a necessidade das Câmaras Municipais criarem algumas medidas para evitar fraudes com dinheiro público por parte dos parlamentares. E citou um exemplo: “Seria importantíssimo se cada Vereador, ao retornar de um curso pago com o dinheiro público, realizasse uma explanação, com recurso de áudio e vídeo, sobre aquilo que aprendeu na viagem”.
Os membros da diretoria que participaram da audiência, além de mim e do presidente da entidade, foram os vereadores Luiz Ricardo Pinho de Moura de Pantano Grande e Paulo Botelho de Rio Pardo, ambos do PMDB. Ainda durante a audiência com a Promotora Simone, surgiu a possibilidade de reunir todos os presidentes de Câmaras de Vereadores do Vale do Rio Pardo a fim de se expor os métodos a serem adotados com referência às diárias dos Vereadores.
A próxima reunião da diretoria da ALEVARP está marcada para o dia 17 de setembro em Santa Cruz do Sul, com pauta geral ainda a ser divulgada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário