Tive a honra de estrear no gesto simples, mas nobre e que salva vidas.
Neste ano, o dia 5 de maio, pela primeira vez foi tido como o Dia Municipal do Doador de Sangue. A data é estabelecida a partir do projeto de lei do vereador Nilson Lehmen (PMDB), este, que vos escreve, de 27 de julho de 2009, aprovada por todos os vereadores. E para garantir apoio à data e a iniciativa de doação de sangue, eu e o colega vereador Marcolino Coutinho (PTB) estivemos no Centro Hemoterápico Vital para fazermos a nossa parte. Coutinho segue o gesto que faz anualmente e eu estreei no gesto, fazendo o cadastro a triagem e a doação.
Conforme a enfermeira responsável pelo Centro Vital, Milaine Marques Ivaniski, a procura na semana municipal do Doador de sangue segue a média normal e suficiente para a demanda do município, são aproximadamente de 15 procedimentos diários. Para o próximo ano, pretendo entrar em contato com a Secretaria de Saúde para que seja intensificada a campanha para doação de sangue, na semana do dia 5 de maio, com possibilidades, inclusive de incluí-la nas programações de aniversário do município.
O dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue, no entanto, tendo em vista a importância da doação a partir das vidas que podem ser salvas com a iniciativa, a proposição da data em nível municipal busca intensificar a campanha pela conscientização. Apesar de não ter tido uma programação diferenciada durante este dia 5 de maio, o Vital Centro ofereceu aos voluntários um lanche especial, logo depois da doação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário