terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Produtores de Arroz e Leite necessitam de incentivos e valorização

A convite dos produtores, participei da reunião do COMDER.


Ao acompanhar a reunião do Comder, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, na tarde da quinta-feira, 25 de novembro, na Prefeitura, participei de discussões relacionadas aos setores arrozeiro e leiteiro do município. Ao lado de produtores, falei da importância de incentivos para a produção das famílias agricultoras. Os arrozeiros, reclamam de sempre serem responsabilizados pela Corsan pela baixa no nível de água do arroio Castelhano em períodos de estiagem. Já o setor leiteiro, solicita investimentos em programas de inseminação artificial e exames de tuberculose e brucelose bovina.
A convite dos produtores, estive no encontro para propor mais investimentos do município ao setor leiteiro e valorização da classe arrozeira. Os plantadores, liderados pelo presidente da Associação dos Arrozeiros de Venâncio Aires, Luis Roberto Schwendler, fazem queixas de que servidores da Corsan, a sinais de estiagem, chegam ao leito do Castelhano, constatam o baixo nível da água e vão para a imprensa, acusar os produtores de estarem retirando para irrigar sua plantação.

Os criadores de gado leiteiro pedem mais agilidade nas negociações relacionadas à Normativa 51, do Ministério da Agricultura que regulamenta as técnicas de produção, identidade e qualidade do leite. A intenção conforme o representante do grupo Írio José Frey, convidados pelo representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nilo Kroth para explanar a situação, é garantir qualidade ao produto produzido e comercializado pelo município. Ele ainda desabafou “Eu me vejo abandonado”, lamentando pela falta de serviços de incentivo aos produtores, entre eles, falta de acesso às propriedades.

Ao final da reunião sugerimos ao Secretário Municipal de Agricultura, Sr. Fernando Heissler, que para 2011 destine mais recursos aos produtores rurais do município, impulsionando o setor produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário