terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Lehmen deixa presidência da Câmara destacando avanços e mudanças

A última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires marcou a despedida do presidente da mesa diretora Nilson Lehmen (PMDB). Ao se despedir e transmitir o cargo à vereadora Izaura Bergmann Landim (PP), o vereador fez um balanço do ano que esteve presidindo os trabalhos da Casa, destacando avanços alcançados, entre eles, a instalação da Rádio Câmara pela internet, como o marco dos avanços tecnológicos. Além disso, apresentou dados sobre documentos recebidos e enviados, projetos apreciados, votados e elaborados.

Ao se despedir da cadeira de presidente para no próximo ano ocupar novamente a função de primeiro secretário da mesa, Lehmen agradeceu o apoio e dedicação dos colegas vereadores, a colaboração dos servidores da casa. Enalteceu o trabalho voltado ao interesse público que em mais um ano foi a base da Câmara. Lembrou a apreciação e votação de projetos importantes para comunidade, a atuação de vereadores ao lado de demais autoridades para conquistas importantes à comunidade e ainda momentos de homenagens que o Legislativo prestou.

Em quase 50 sessões realizadas neste ano de 2010, mais de 270 projetos enviados pelo Poder Executivo foram apreciados pela Câmara de Vereadores, sendo a maioria aprovados por unanimidade. Entre concordância ou não de projetos por parte da maioria dos parlamentares municipais, um projeto foi rejeitado pela maioria. O documento estabelecia aumento na planta de valores, o que acarretaria em aumento no Imposto Predial Territorial Urbano, IPTU. A votação teve a decisão por voto de minerva, uma prerrogativa do presidente, em casos de empate na votação. Também por parte da Prefeitura outros 15 projetos de lei complementar foram votados. Já por parte do Legislativo foram 39 projetos, entre projetos de lei e projetos de decreto legislativo.

A sede da comunidade de Linha Cecília, o Galpão Morada Velha do Parque do Chimarrão e a sede da Associação dos Micro e Pequenos Empresários de Venâncio Aires, além do plenário Vicente Schuck, sediaram sessões da Câmara. Foram oito sessões solenes com entrega de distinções a personalidades que elevaram o nome do município ou que desenvolvem trabalhos que dignificam ainda mais a terra do chimarrão. 12 lideranças nascidas em outras cidades, mas que desenvolvem atividades de grande contribuição para o município receberam o título de Cidadão de Venâncio Aires, em solenidades marcadas pela emoção dos homenageados, amigos e familiares.

Também ao exercer sua função que inclui a fiscalização aos trabalhos do Executivo, a Câmara, por maioria de votos, instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, para apurar denúncia de irregularidades em licitação para execução de obras de pavimentação no município. O relatório do estudo feito pelo grupo foi encaminhado ao Ministério Público que dará sua conclusão.

A Câmara também entre os avanços voltados a tecnologia, ampliou a internet, buscando qualificar especialmente a transmissão das sessões da Câmara feitas ao vivo pela rede mundial. Com esse objetivo também estão sendo adquiridas câmeras novas para melhorar a qualidade das imagens, possibilitando assim melhoramentos na transmissão de áudio e vídeo. Dentro disso, ainda a Rádio Câmara que também pela internet vai disponibilizar a transmissão das sessões, e ainda programação de música e prestação de serviços à comunidade, uma vez que deve divulgar informações do Legislativo e da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário