terça-feira, 16 de junho de 2009

Nova audiência com a direção do DAER

Membros da Comissão Especial com diretores, engenheiros e assessores do DAER

No dia 10 de junho, quarta-feira passada, nós da Comissão Especial que estuda os investimentos realizados na RS-422 estivemos em audiência com a direção do DAER às 16 horas. Na reunião abordamos assuntos que vão desde o trabalho realizado pela própria autarquia até a contratação de empreiteiras. O que nos deixou intrigado e também tem tirado o sono da direção do DAER é um documento assinado pelo então diretor do 3° DOP Eng° Antônio Augusto (atual diretor de concessões) em que o mesmo afirma que apenas no ano de 2008 foram investidos mais de R$1,2 milhão na RS-422 somente no trecho Venâncio Aires e Boqueirão do Leão através do contrato com a empreiteira MLC Engenharia e Construções Ltda.. E o que nos deixa perplexos é a constatação por parte dos diretores do DAER de que a empreiteira contratada havia falido, mesmo com um aditivo vigorando até o dia 25 de julho de 2009. Essa informação foi tida pelos membros da comissão como no mínimo "estranha".
Afora o dispendio de recursos conforme o documento oriundo de um pedido de informações e a misteriosa falência da empresa contratada, saimos da reunião com 2 tarefas: 1ª) Verificar com os prefeitos de Venâncio Aires, Boqueirão do Leão e Barros Cassal a intenção de firmar um convênio com órgão estatal para que os municípios atingidos pela RS-422 possam manter oficialmente a rodovia e 2ª) Verificar com o prefeito Airton se há interesse em municipalizar o Acesso Dona Leopoldina (RS-244). E para o DAER também ficaram 2 tarefas: 1ª) Em no máximo 90 dias começará uma nova empreiteira no 3º DOP já que o processo licitatório está na CELIC (Central de Licitações do Estado) e 2ª) "Rever" a aplicação dos recursos na RS-422 no ano de 2008 e as informações prestadas.
Durante esta semana manteremos contatos com os prefeitos e com lideranças da região para que possamos cumprir com nossas tarefas assumidas com a direção do DAER e também marcar a audiência pública que encerrará o trabalho investigatório da comissão especial. Quanto a continuidade da fiscalização isso é algo natural, nós enquanto vereadores temos o compromisso e o dever de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário