quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Nilson Lehmen é o presidente mais jovem da história do Legislativo

Foto: Rene Ruppenthal / Jornal Folha do Mate
Adelânio Ruppenthal (D) passou o cargo a Nilson Lehmen.

O vereador Nilson Mathias Lehmen (PMDB) entra para a história do Poder Legislativo de Venâncio Aires - instalado em 1935 - como o vereador mais jovem a presidir a Câmara. Aos 26 anos – completados na quarta-feira, 23, dia da votação à presidência – o parlamentar elegeu-se em outubro de 2008, para o mandato de 2009/2012, com 977 votos, o que lhe garantiu a posição de segundo vereador mais votado pelo PMDB, sigla que tem a maioria dos vereadores (4). Entre as prioridades para sua gestão, que sucede a do colega de sigla, Adelânio Ruppenthal, Lehmen pretende manter a imagem do Legislativo do Município, como um dos mais enxutos do Estado e do País, implantar o PGQP, Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, e ainda agilizar o processo de reforma do prédio, anunciando medidas administrativas e judiciais necessárias para contornar os problemas identificados na construção da obra, inaugurada em 2007. O vereador adota como linha de trabalho seguir fielmente os princípios que regem a Administração Pública: legalidade, publicidade, moralidade, impessoalidade, razoabilidade, eficiência e a eficácia nos serviços legislativos, características, consideradas por Lehmen, fundamentais à probidade administrativa.
Caçula dos três filhos (Jair e Genésio) de Nelson Aloisio Lehmen (em memória) e Eva Lehmen, Nilson Lehmen, alia ainda à vida de vereador, o curso de graduação em Direito, na Unisc e ainda o curso de Gestão Pública, na Fatec, Faculdade de Tecnologia, do grupo Uninter. No primeiro ano da atual composição da Câmara de Vereadores, em 2009, foi primeiro secretário da mesa diretora do Legislativo. Ainda neste primeiro ano como vereador, foi presidente das Comissões, Parlamentar de Inquérito (CPI) da Crehnor e da Comissão Especial que analisou os investimentos na RS-422 e, vice-presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Casa Legislativa, membro da Comissão Especial da RS-244 e da Comissão Especial da Eletrificação Rural. Atualmente é o presidente do PMDB Jovem, partido que integra desde 2002.
No decorre deste primeiro ano do seu mandato, Nilson Lehmen, além de enfrentar trabalhos investigatórios como o dos investimentos na RS 422 que culminam na expectativa de asfaltamento do primeiro trecho da rodovia até Linha Brasil, e ainda presidir a CPI que investigou denúncias de má administração na Crehnor, também apresentou diversos projetos, pedidos de providências, moções e Indicações aos Executivos Municipal e Estadual apoiando aposentados, desportistas, estudantes, agricultores e o funcionalismo público. Trouxe audiência pública da Assembleia Legislativa para a Capital Nacional do Chimarrão, coordenada pela comissão Especial de Combate ao Abigeato no Campo do Parlamento Gaúcho. Também incentivou a ampliação da licença maternidade para seis meses no serviço público municipal.
Para o ano de 2010, no qual vai presidir o Legislativo, Lehmen espera a continuidade por parte dos colegas vereadores da harmonia e seriedade na elaboração e discussão de projetos, sempre exercendo o papel de um vereador: o interesse da comunidade. “O interesse do Governo muitas vezes não é o mesmo da sociedade, representar a vontade da sociedade este também é o papel do vereador”, destaca o jovem presidente da Câmara de vereadores de Venâncio Aires. “A política precisa ser justa, ética e igualitária para atingir seus objetivos que é o bem comum”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário