quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Lehmen encaminha Moção de Apelo ao prefeito para manutenção do EJA


Atendendo aos pedidos dos alunos da Educação para Jovens e Adultos, EJA, da escola municipal Cidade Nova, do bairro Cidade Nova, o vereador Nilson Lehmen (PMDB) encaminhou nesta semana, uma Moção de Apelo ao prefeito Airton Artus. O conteúdo do documento argumenta a importância da manutenção da modalidade para a comunidade local e também de bairros vizinhos que frequentam a escola, no turno da noite. A Administração Municipal anunciou o desejo de encerrar as atividades do EJA da escola e também da escola municipal Odila Rosa Scherer. A Moção foi apresentada na sessão da segunda-feira, 21, e aprovada por unanimidade.
A diretora do educandário da Cidade Nova, Rosimeri Cecília Beier, o presidente da Associação de Moradores do bairro, Nelsoir de Brito e uma comitiva de alunos estiveram na sessão da Câmara de Vereadores, na última segunda-feira, 21. Na oportunidade, foram autorizados a utilizar a tribuna livre e falaram aos vereadores e público presente. A diretora e o presidente da Associação de Moradores destacaram a necessidade de manter a modalidade em funcionamento na escola. A professora Rosimeri destaca que no início do ano, foram matriculados 125 alunos e que atualmente são 39 que frequentam a escola, nas cinco turmas que funcionam à noite. Ela reconhece que o número de alunos caiu, mas ao lado de Nelsoir pedem ao prefeito que mantenha o EJA no próximo ano, para que a escola vá atrás destes alunos que desistiram para levá-los novamente à escola, valorizando a importância da educação. “Se no próximo ano não conseguirmos aumentar os números dos alunos para pelo menos 50, então sim, a Administração deve rever o funcionamento do EJA”, disse o presidente da Associação de Moradores do bairro Cidade Nova.
O peemedebista falou ainda em nome da escola Odila Rosa Scherer, manifestando igual importância para a educação, a manutenção da Educação de Jovens e Adultos na escola do bairro União. Outro dado apresentado pelo vereador que chamou a atenção dos demais parlamentares, é o valor de R$ 1.644,08 do FUnbed, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, do Governo Federal ao municípios por cada alunos que freqüenta o EJA. Os valores deveriam estar contribuindo para os investimentos feitos na modalidade. A Moção foi encaminhada ao Poder Executivo, entregue também aos vereadores do Governo e Lehmen, afirma agora, aguardar a manifestação do prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário