sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Vereadores recebem representantes da Univa e Asuva


Integrantes da diretoria da Univa, União dos Universitários de Venâncio Aires e da Asuva, Associação dos Universitários de Venâncio Aires, participaram da reunião de comissões da Câmara de Vereadores, na tarde da segunda-feira, 30. No encontro, na sede do Legislativo, foram discutidos os projetos de lei números 174 e 175, que solicitam autorização para repasses financeiros, respectivamente, nos valores de R$ 8.500,00 e R$ 6.500,00. A reunião teve a presença também do secretário de Planejamento, Giovane Wickert, pasta responsável pela elaboração das propostas, já pela Univa participou a presidente Juliana Bencke e a tesoureira, Fabiana Pfaffenseller e pela Asuva, participou a presidente Alexandra Kurtz Naue.

A participação das instituições que oferecem transporte aos estudantes do município para Unisc, na reunião, foi solicitada pelos vereadores tendo em vista discordâncias com relação à proporcionalidade dos valores relacionados ao número de alunos de cada uma. Conforme o projeto enviado pela Administração ao Legislativo, a quantia oferecida à Univa para baratear o valor do transporte para 524 universitários que se deslocam através da União, e a Asuva, recebia para o transporte dos 200 alunos. No entanto, conforme justificativa do próprio Executivo, houve um erro de digitação na elaboração do projeto, sendo que na verdade, são 400 estudantes pela Associação.

Wickert lembrou que ao serem comparadas as listas com os dados dos passageiros, enviadas pelas entidades, cerca de 200 nomes eram repetidos nas duas listas. A partir disso, com justificativas de problemas na atualização das relações e ainda na possibilidade de que os estudantes muitas vezes utilizam os ônibus das duas representações, ficou acertado um prazo de duas semanas para que as entidades possam apresentar novas e atuais listas. A partir disso, os projetos ficam baixados aguardando o material das instituições.

Alevarp motivada a prevenir gastos excessivos com diárias de vereadores da região


A Alevarp, Associação dos Legislativos do Vale do Rio Pardo, reativada neste ano, levanta como bandeira a prevenção a novas farras com diárias por parte de Vereadores. A partir disso, nós da diretoria da entidade estivemos em audiência com a Promotora de Justiça, Simone Spadari, de Santa Cruz do Sul, na última quarta-feira, 25. Em pauta, a punição de cinco empresas que, segundo reportagens, estariam fraudando cursos de especialização a parlamentares. Com esta punição, a pedido da associação, as Câmaras de Vereadores do Vale do Rio Pardo ficariam proibidas de levar em consideração os folders de cursos destas empresas.
Nossa iniciativa tem caráter preventivo, uma vez que os Legislativos da região não apresentaram casos de abuso. De acordo com a Promotora, Simone Spadari, a ideia de proibir que as cinco empresas acusadas de fraudar cursos, possam ministrar novos cursos aos legisladores da região, não surtiria o efeito que se espera. Segundo Simone, há a necessidade das Câmaras Municipais criarem algumas medidas para evitar fraudes com dinheiro público por parte dos parlamentares. E citou um exemplo: “Seria importantíssimo se cada Vereador, ao retornar de um curso pago com o dinheiro público, realizasse uma explanação, com recurso de áudio e vídeo, sobre aquilo que aprendeu na viagem”.
Os membros da diretoria que participaram da audiência, além de mim e do presidente da entidade, foram os vereadores Luiz Ricardo Pinho de Moura de Pantano Grande e Paulo Botelho de Rio Pardo, ambos do PMDB. Ainda durante a audiência com a Promotora Simone, surgiu a possibilidade de reunir todos os presidentes de Câmaras de Vereadores do Vale do Rio Pardo a fim de se expor os métodos a serem adotados com referência às diárias dos Vereadores.
A próxima reunião da diretoria da ALEVARP está marcada para o dia 17 de setembro em Santa Cruz do Sul, com pauta geral ainda a ser divulgada.

13ª Festa Municipal do Colono Imigrante da Região Serrana

Programação ocorreu a partir das 14 horas na Linha Cachoeira.

A convite dos integrantes da comissão organizadora da 13ª Festa Municipal do Colono Imigrante da Região Serrana participei dos festejos que ocorreram no domingo, dia 22 de agosto de 2010, no Pavilhão 25 de Julho, em Linha Cachoeira. O grupo esteve integrado ainda pelo presidente da associação anfitriã, Ari Parckert e os sócios João Closs e Ersônia Bergmann, pelo secretário da comissão, Elói Lahr, além das soberanas da festa, a rainha Marina Isabel Weschenfelder, e as princesas Letícia Schmidt e Pâmela Francieli Bergmann.