quarta-feira, 12 de agosto de 2009

5 de Maio agora é o Dia Municipal do Doador de Sangue



Foi aprovado por unanimidade de votos, o projeto de lei n° 18 de 27 de julho de 2009, que institui o dia do doador de sangue em Venâncio Aires. De minha autoria, a lei visa estimular a solidariedade e a conscientização da população venancio-airense acerca da doação de sangue.
Já que o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é fixado em 25 de novembro, e, estrategicamente a data promove a doação de sangue no período que antecede as festas de final de ano e carnaval, a data definida nesta lei é uma orientação do Banco de Sangue do Hospital São Sebastião Mártir para promover a doação de sangue na estação que antecede o inverno. Com isso, almeja-se reforçar as campanhas motivacionais à doação sanguinea para que o saldo seja suficiente durante os meses de inverno, período em que o número de internações hospitalares aumenta devido às intempéries climáticas da estação.
Os meses de abril e maio são marcados anualmente como o início das campanhas da vacina contra a gripe em idosos e crianças no Brasil. Como um dos critérios para a doação de sangue é não ter sido vacinado nos últimos seis meses, é de interesse desta lei estimular e conscientizar o público-alvo das vacinas contra a gripe para a importância da doação de sangue antes de receber a vacina antigripal.
O início de maio marca também as comemorações do dia do município de Venâncio Aires. Agora 5 de Maio é uma data especial para homenagear a todos os heróis anônimos que, num gesto simples, mas nobre, salvam vidas.

Um comentário: