sexta-feira, 30 de abril de 2010

2 mil assinaturas ratificam a vontade popular pela mei-entrada

Mais de 2 mil assinaturas foram entregues ao prefeito.
Mobilização teve apoio da UESVA, UNIVA e ASSEVA.


Na última quarta-feira (28), estive com uma comitiva de estudantes no gabinete do Executivo com o prefeito Airton Artus. A intermediação da reunião teve por finalidade apresentar a solicitação da regulamentação da lei municipal da meia-entrada e ainda que o benefício seja estendido aos eventos da Fenachim. Os estudantes estiveram representados no encontro através dos integrantes da Uesva - União dos Estudantes de Venâncio Aires, a Univa – União dos Universitários de Venâncio Aires e da Asseva, Associação dos Estudantes de Venâncio Aires. No encontro repassamos ao prefeito o abaixo-assinado com a coleta de mais de duas mil assinaturas para representar o desejo dos estudantes do município. No ato, expliquei que a atual lei municipal que tem o nº 4.066, de 5 de março de 2008, institui o pagamento de meia-entrada para estudantes, em espetáculos culturais, esportivos e de lazer, com exceção da Fenachim. No entanto, por ser um projeto emanado do Poder Legislativo este incorre no vício de origem, pois deveria ter sido enviado pelo Poder Executivo. A sugestão do nosso movimento é além de incluir os eventos relacionados à Festa Nacional do Chimarrão também estender o benefício a idosos com idade igual ou superior a 65 anos e também doadores voluntários regulares de sangue. O prefeito destacou que neste ano, a festa adotou ingressos populares, a pedido da Administração, e que, portanto, seria inviável a meia-entrada, destacando que isso acarretaria em valores mais altos para a comunidade em geral. No entanto, o chefe do Executivo ficou de analisar a regulamentação do projeto e a vigência para as próximas edições da Fenachim.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Loteamento Primavera continua aguardando apoio da Administração

Ruas estreitas prejudicam o tráfego de veículos e colocam em risco os pedestres.

Na sede social, há problemas de infiltração e goteiras.

Ruas não escoam as águas da chuva.
Dois meses depois de uma reunião com o prefeito Airton Artus para apresentação de algumas reivindicações dos moradores, a comunidade do Loteamento Primavera, continua aguardando a atenção da Administração à localidade. Nesta semana, estive na localidade a convite da Associação de Moradores especialmente para verificar que os problemas se intensificam em dias de chuva. Me comprometi em mais uma vez intermediar as solicitações da comunidade junto à Prefeitura.
Ainda em março, juntamente com lideranças do bairro, entregamos ao prefeito um abaixo assinado com cerca de 200 assinaturas fortalecendo algumas solicitações da comunidade. Entre os pedidos, os moradores solicitaram material para reformas e melhorias na sede da Associação de Moradores e ainda patrolamento nas ruas do loteamento. No entanto, na presença do vice-presidente da Associação, Jáder Alex Heinen, os moradores ouviram ainda do prefeito, que o Executivo conhecia também outras necessidades da população local, entre as quais, algumas carências na área da saúde. A partir disso, atendendo a indicação do prefeito, protocolamos um ofício, citando por ordem de prioridade as carências da comunidade. O posto de saúde, uma agente comunitária, ainda a construção do acostamento no asfalto da Avenida das Indústrias que passa pelo loteamento, e a construção de uma escola infantil, estão entre as demandas apresentadas no documento. Além disso, há uma área de terras, com cerca de 900 metros quadrados, atualmente, ociosos, como sugestão para abrigar projetos de desenvolvimento esportivo. Ainda no documento, o grupo de moradores havia solicitado os materiais para reformas na sede, e construção de canchas para prática de esportes e construção de uma praça infantil.
Durante a minha visita, dia 22 de abril, o presidente da associação e alguns voluntários trabalhavam em obras de reparos e consertos na sede social do loteamento, enquanto que moradores me apresentavam outros problemas na localidade, entre os quais, ruas internas do loteamento que são muito estreitas devido a vegetação rasteira que há defronte as casas estar tomando conta da estrada e a situação da quadra de esportes da área verde. O presidente Jader me disse que os trabalhos na sede não podem esperar mais e que os moradores estão fazendo o que é possível para o local possa continuar oferecendo as mínimas condições de ser utilizado pela comunidade.
Ainda na tarde de hoje, 23, mantive contato com o prefeito Airton Artus para reforçar o pedido dos moradores e obtive a confirmação de que logo após a 11ª Fenachim, ele pretende ir pessoalmente ao loteamento para conferir a situação e determinar as mlehorias. Vamos esperar!!!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

RIGOTTO tem apoio do PDT para o Senado

Nilson Lehmen com Germano Rigotto em Candelária.

Na reunião ocorrida em Candelária, uma das ilustres presenças foi a do nosso sempre governador e pré-candidato ao Senado Federal, Germano Rigotto. Durante o encontro tive uma breve conversa com Rigotto, que me falou da importância de Venâncio Aires na liderança política da região e reforçou a necessidade do PMDB de Venâncio Aires indicar um pré-candidato a deputado estadual, não só para fortalecer as fileiras do partido mas também para que a cidade possa reivindicar seu espaço político no próximo governo, caso Fogaça seja o nosso governador. Senti em Fogaça a mesma preocupação, principalmente no que tange aos inflamados discursos do prefeito Airton Artus em prol da pré-candidatura de Tarso Genro ao governo gaúcho. A esperança ressurge com a participação efetiva do pré-candidato a deputado estadual Telmo Kist nos eventos do PMDB, reascendendo o apoio pedetista venancio-airense junto à chapa majoritária, fato que foi altamente reconhecido pelo nosso deputado estadual Edson Brum no evento em Candelária.
Ainda sobre Rigotto, li no Jornal do Comércio e reproduzo em parte aqui o apoio público da vereadora Juliana Brizola à pré-candidatura de Germano Rigotto ao Senado:
A vereadora Juliana Brizola (PDT) anunciou ontem seu apoio público à candidatura do ex-governador Germano Rigotto ao Senado. “O PDT não pode cometer uma ingratidão com Rigotto”, declarou em São Borja, acrescentando que o ex-governador merece apoio inconteste de todos os pedetistas em razão de diversas passagens da sua trajetória. “Antes de chegar ao Piratini, Rigotto fez questão da presença de Brizola para discutir a formação do governo. Como governador, recebeu-o por diversas vezes para discutir os rumos do Rio Grande. Foi dele a iniciativa de dar o nome de Leonel Brizola à avenida que dá acesso à Expointer”, lembrou.
A vereadora também destaca a sensibilidade de Rigotto em relação à construção dos memoriais em homenagem aos trabalhistas, durante audiência em que recebeu a família de Brizola e as lideranças do PDT. “Além da capacidade pessoal de representar os interesses do Rio Grande, por inúmeras razões eu, como pedetista, vejo que Rigotto deve receber o apoio do nosso partido”, frisou.
Colaboração: Jornal do Comércio.

terça-feira, 20 de abril de 2010

FOGAÇA inicia roteiros pelo Interior do RS

Foto: Jerry - www.zoomdafesta.com.brTelmo Kist, Nilson Lehmen, Adelânio Ruppenthal, Elmar Schneider e Solange Ehlers com Fogaça e Pompeo.

PMDB e PDT querem Estado de volta aos trilhos da história.


No último sábado (17), o nosso pré-candidato ao governo do estado José Fogaça esteve em Candelária cumprindo o primeiro roteiro pelo Interior que começou em São Borja, terra dos presidentes. Sempre marcado por um clima de comunhão entre PMDB e PDT, as visitas aos municípios representa o início da construção de um projeto para os gaúchos, caracterizado pela união e pela colheita de ideias e de experiências. Corretíssimo nosso pré-candidato a vice-governador Pompeo de Mattosquando afirmou: "São dois partidos com uma origem em comum em sua essência".
O presidente do PMDB, senador Pedro Simon, disse estar convicto de viver um dos momentos mais emocionantes de sua vida. “Estamos começando uma grande caminhada. A pergunta que fica é: por que demoramos tanto tempo para nos reaproximarmos?”
O líder do PDT, Romildo Bolzan Júnior, ressaltou as afinidades entre os dois partidos - que, originalmente, eram uma única sigla - e a possibilidade histórica de reconstruir uma vertente. “Quando uma aliança começa uma campanha tendo que dar muita justificativa, é um claro sinal de derrota. Nós não temos que explicar a nossa união, porque não temos divergências ideológicas. Fogaça e Pompeo formam uma dupla que, com certeza, vai marcar época no Estado, justamente no momento em que o Rio Grande precisa se revocacionar”, observou.
Mas o que emocionou as pessoas presentes no pavilhão comunitário em Candelária foram as palavras do nosso pré-candidato a governador José Fogaça: “De mim, nunca ouvirão palavras de ódio. A guerra civil entre políticos só prejudica a cidade. É possível haver divergência política, mas é necessário haver cooperação em favor da comunidade. O Rio Grande não pode se transformar numa guerra fratricida. O Rio Grande precisa se pacificar para se unir. O grande momento da história gaúcha foi a Revolução de 1930. Ali, Assis Brasil apoiou Getúlio. O Rio Grande se preparou e se pacificou para liderar o Brasil, transformar a história, transformar o mundo. Não tenho ódio, mas também não tenho medo. Estou pronto para essa luta, estou pronto para vencer e lutar pelo bem comum, pelo interesse de todos, pela pacificação do Rio Grande.”

Colaboração: Jornal do Comércio.

sábado, 10 de abril de 2010

Grande encontro regional do PMDB

Comitiva do PMDB de Venâncio Aires marcou presença.

Mais uma vez o maior partido político de Venâncio Aires marcou a sua força no encontro regional da nossa sigla. Promovido pela Coordenadoria do PMDB do Vale do Rio Pardo, os 15 municípios pertencentes à região estiveram presentes hoje pela manhã, no CTG Estância de Rio Pardo, em Rio Pardo.
O evento contou com a presença de vários pré-candidatos ao próximo pleito e também de deputados estaduais e federais teve em sua pauta a mobilização do PMDB na região para as eleições deste ano. Lá estiveram os deputados federais Mendes Ribeiro Filho e Osmar Terra, o deputado estadual Edson Brum, a pré-candidata a deputada estadual Eliana (Santa Cruz do Sul) e os pré-candidatos a deputado federal Elmar Schneider (Ex-deputado estadual e ex-presidente da Ceasa) e Alex Knak (Santa Cruz do Sul). O pré-candidato a deputado estadual de Venâncio Aires, o ex-prefeito Almedo Dettenborn não compareceu ao evento.
Até às 14 horas e 30 minutos o nosso pré-candiato a governador José Fogaça não tinha chegado, mas mesmo assim a sua presença era aguardada por muitos que lá permaneceram. Após a reunião de trabalho, nós participamos de um almoço de confraternização e de comemoração pelo aniversário do ex-prefeito Edivilson Brum (a direita na foto).

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Univa adere à campanha pela meia-entrada na Fenachim

Integrantes da diretoria da Univa estiveram na Câmara.

Estudantes de Venâncio Aires estão colhendo assinaturas para entregar ao Poder Executivo a solicitação para regulamentar a lei da meia-entrada para alunos em eventos, e também incluir as programações da Fenachim no sistema. Centenas de nomes já constam nas listas passadas pelos integrantes da Uesva, União das Associações de Estudantes de Venâncio Aires. E nesta semana, a mobilização teve como aliada também a Univa, União dos Universitários de Venâncio Aires. Nesta semana, integrantes da diretoria da entidade estiveram na Câmara de Vereadores, para manifestar o apoio ao nosso movimento pela meia-entrada em eventos apoiados pelo poder público municipal.
No encontro, a primeira secretária Michele de Oliveira e a vice-tesoureira Fabiana Pfaffenseller, obtiveram mais informações sobre a sugestão que pretendemos encaminhar ao prefeito Airton Artus. Além disso, também levaram folhas para a coleta de nomes ao abaixo-assinado, de universitários que também aprovem a iniciativa de garantir o pagamento da metade dos valores das entradas para eventos
A Lei nº 4.066-CM, de 5 de março de 2008, institui o pagamento de meia-entrada para estudantes, em espetáculos culturais, esportivos e de lazer, com exceção da Fenachim. No entanto, por ser um projeto enviado pelo Legislativo é inconstitucional. Além de incluir os eventos da Fenachim, também queremos estender os benefícios aos idosos com idade igual ou superior a 65 anos e também doadores voluntários regulares de sangue. Nesta semana, estava agendada um encontro com o prefeito Airton Artus, no entanto, o encontro foi adiado, justamente para proporcionar o engajamento também dos universitários.

Ampliação do IPM: um presente de grego para Venâncio Aires.

Moção foi aprovada por unanimidade.

Com a aprovação de todos os vereadores do Legislativo de Venâncio Aires, a proposição de minha autoria e que foi assinada pelos vereadores das bancadas do PP, PTB e PMDB, foi encaminhada semana passada, a moção de repúdio ao governo do Estado. O documento manifesta a contrariedade dos parlamentares quanto à decisão da governadora Yeda Crusius de ampliar o prédio que abriga o regime semiaberto do Instituto Penal de Mariante e ainda construção de novos prédios para cumprimento penas em regime fechado. A decisão foi anunciada na semana, na quarta-feira (31), durante a visita da governadora ao município para anúncios também na área da saúde, educação e de obras.
Temos conhecimento de que outras cidades onde existem vários sistemas prisionais estão em decadência econômica e social, porque além do desinteresse empresarial de trabalhadores qualificados que queiram desenvolver-se profissional e pessoalmente neste tipo de cidade. Solicitamos ainda para que antes de qualquer medida para o Instituto Penal de Mariante, o Estado promova um diálogo com a comunidade, buscando outras alternativas para solucionar o problema que já está instalado. Entendemos que a situação atual é inaceitável por trazer insegurança e prejuízo aos habitantes do 9º Distrito de Venâncio Aires. A casa prisional, hoje, abriga detentos de alta periculosidade, não sendo compatível com a realidade vivida pelos moradores de Venâncio Aires.
Comissão Pró-Segurança do 9º Distrito, Poder Legislativo e Ministério Público reconhecem que a instalação do regime fechado na Vila Estância Nova aumentará a insegurança não só em Venâncio Aires, mas na região. O que tem sido interpretado com estranhesa inclusive pela mídia estadual, é que a ampliação do sistema penal tenha sido anunciado juntamente com um pacote de obras do governo do estado pela Governadora. A colunista de política da Zero Hora, Rosane de Oliveira, chamou o ato de MOEDA DE TROCA, para a comunidade é literalmente um PRESENTE DE GREGO.
O Legislativo que na sessão do dia 22 ouviu na Tribuna Livre, a manifestação de lideranças moradoras das proximidades do IPM, também vai abrir espaço para o prefeito Airton Artus falar sobre o assunto. A participação do prefeito foi solicitada pelo próprio chefe do Executivo e vai ser feita no dia 12 de abril, na Tribuna Livre da sessão ordinária.